HOTELARIA

Primeira Anterior ...          ... Próxima Ultima

Uma boa carne em um grande hotel


(Foto 19/24)

HOTELARIA DE CRICIUMA


Um roteiro pela hotelaria em Criciúma


 


Adilson Pacheco


 


 


Criciúma - Bem-vindo a bordo! A cidade de Criciúma possui uma forte rede hoteleira, são quase três mil leitos para todos os gostos e bolsos. A diversidade vai de um simples hotelzinho ao sofisticado, de um humilde quarto que oferece uma simples cama ao requinte de uma suíte com hidromassagem, televisão, cozinha, internet, sala de convenções e business center. Vamos trilhar pelos principais hotéis da Capital Sul Catarinense de Turismo de Negócios e Eventos. Antes de iniciar o roteiro pela cidade do Mega Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski,vamos fazer uma rápida visita a Orleans.


Nesta pequena cidade entrecortada por morros está o Hotel Nob, um grande hotel, com toda infra-estrutura. O gostoso é ficar no Nob num final de semana e visitar o único museu ao ar livre que relata a história da economia dos tempos da colonização italiana. Outro atrativo são as esculturas feita na rocha bruta pelo escultor Zeca


 


 


 


Já em Urussanga está o charmoso Hotel Contessi, um equipamento gostoso, de fino gosto, que oferece um excelente serviço. Um dos vários atrativos do município é o Vale de Uva Goethe> E se quiser uma hospedagem alternativa a dica é na Pousada Mazon, dos empresários Toninho Freitas e Patrícia Mazon. A Pousada é linda, uma decoração de bom gosto. E, para fechar, tem degustação de vinho direto da cantina da Vinícola Mazon.


 


Finalmente estamos sobrevoando Criciúma. A aterrisagem se dá no bairro Próspera. Ali existe um cenário único, num só quadro: o Shopping Criciúma, Loja Americanas, Havan e como pano de fundo o Hotel Íbis, da Rede Internacional Accor, com mais de 200 hotéis em vários países.


 


O hotel é um charme, em estilo enxaimel, dá um aspecto europeu para um dos bairros mais desenvolvido desta colônia de italianos, portugueses, alemães, poloneses, espanhóis, africanos e árabes. O café da manhã no Íbis custa R$ 8,00 (oito reais), ele oferece 120 apartamentos executivo.


 


Ainda na Próspera está o Hotel Ramilli - situado na avenida Centenário. O maior número de hotéis está localizado no centro da cidade. Na Avenida Centenário existe uma diversidade de equipamentos, do simples ao sofisticado.


O Delupo Apart Hotel é o mais novo estabelecimento hoteleiro da cidade e o primeiro apart hotel da região carbonífera. Luxo, bom gosto, excelente atendimento, sofisticação e o que se vê em todo apart hotel. Os apartamentos são espaçosos, sala de televisão, quarto com excelentes camas. O salão de café é agradabilíssimo - fica no último andar. Lá do alto dá para observar a cidade e seus movimentos.


 


No roteiro de hospedagem passamos pelos hotéis Centenário, Troni – equipamentos voltados mais para representantes comerciais.


E na mesma Avenida Centenário chegamos ao Merco Plaza. Inquestionavelmente o hotel é um dos cartões de visita da cidade - salas amplas e modernas, internet, sala de ginástica, suítes com hidromassagem, salão de convenções para 250 pessoas. O bar situado na recepção e é muito aconchegante, seu layout foi produzido com muito bom gosto.


 


 


Falar do café da manhã do Merco Plaza é uma história à parte. Aliás, seria interessante um concurso de cafés da hotelaria, envolvendo todos os bons hotéis indicados aqui pelo JT. Fica complicado para apontar quem é o melhor. O café da manhã do Merco Plaza é feito com um esmero muito especial sob a supervisão da competente equipe administrativa.


Saímos do Merco Plaza já saciado com mais um café da manhã - e batemos de frente com o histórico e legendário Crisul. São 21 andares de muito luxo, beleza, hospedagem, eventos e gastronomia. O hotel é o único a possuir piscina no alto do terraço. Por ali já passaram grandes personalidades do mundo político, celebridades do mundo artístico e point dos principais eventos sociais da região. O hotel possui 123 apartamentos e suítes, bar executivo, boate. E também é aberto para público para eventos sociais e convenções - no hotel funciona a sede do Criciúma e Região Convention Visitors Bureau.


 


 


Não muito distante do Crisul está o Royal, antigo Cavaller. Com uma nova administração o hotel foi reformado, e hoje está no grupo de primeira linha da hotelaria criciumense. Os quartos são para executivos comerciais que vêm para a cidade fazer negócios. O Restaurante Royal atende hóspedes e público em geral.


 


 


Retornamos para a Avenida Centenário - e entramos na Desembargador Pedro Silva - no alto do morro está o Apolo XVI, para quem gosta de unir uma boa hospedagem aliada a um suculento churrasco - esta é a melhor opção. Anexo ao hotel funciona a tradicional churrascaria Apolo XVI - ponto de encontro de amigos e famílias. Ao todo são 93 apartamentos distribuídos em três andares de uma arquitetura harmoniosa e bem projetada.


 


Vamos dar um salto do alto da Desembargador Pedro Silva para aterrisar no amplo estacionamento do Soratur Palace Hotel, situado na Rua Marechal Deodoro. Seu diretor-presidente, Mario Soratto, é um dos maiores entusiastas pelo crescimento da indústria hoteleira da cidade. Recentemente o Soratur passou por uma intensa reforma. Ganhou um novo salão de café, mas amplo e charmoso. A oferta de doces, sucos, salgados no Soratur faz o hóspede esquecer o regime. A hospedagem fica mais gostosa se tiver tempo para conversar com o seu Mário - e ouvir dele as histórias da cidade. Como os demais hotéis, o Soratur é um equipamento executivo - seus quartos são confortáveis e práticos para quem busca a cidade para negócios. Ainda dentro da reforma, o hotel ganhou uma sala de convenções ampla, e na recepção novo e moderno layout com desenhos surrealistas.


 


Algumas quadras mais à frente - já na rua Domingos Darós - está o Colle Tourist Hotel. Sua decoração é harmoniosa, muito ao estilo alemão. A sala de café é muito convidativa, com fartura de doces, sucos, quadros com belas paisagens espalhados estrategicamente pelo salão de café proporcionando uma tranqüilidade ao ambiente. Apartamentos com ar condiconado, internet com conexão adsl, sala de musculação, sala vip é um pouco do muito que o Colle oferece.


 


Aqui termina a viagem pela hotelaria de Criciúma.


Quer mais? O jeito é ligar para um dos hotéis indicados e passar um final de semana para um bom descanso e saborear os doces do café da manhã e os inúmeros pratos ofertados no almoço e na janta.